Tornando os call to actions relevantes em 3 passos

Tornando os call to actions relevantes em 3 passos

Não faz tanto tempo assim que o termo Call to Action passou a fazer parte da realidade do e-commerce nacional. O simples Botão Comprar, essencial a todas as páginas de vendas de uma loja virtual, abriu espaço para os queridos botões de Chamadas para Ação, que vão desde a inscrição para receber novidades da loja até, efetivamente, o concluir negociação.

Além das lojas virtuais e suas páginas de produtos, os Call to Actions expandiram suas atuações e hoje estão presentes, também, no e-mail marketing que leva à loja virtual ou à uma landing page com uma proposta especial, nas mídias sociais em publicações personalizadas que direcionem o usuário à uma ação; e até mesmo na pesquisa do Google que já oferece a opção comprar, quando buscamos por produtos.

Considerações sobre os Call to Actions

Como o objetivo desses botões é chamar o consumidor para uma ação, é indispensável que se leve em consideração o interesse desse cliente. Nada adianta fazer uma ação elaborada, com um Call to Action impecável, se o potencial consumidor não se interessa por saber o que há além daquele clique. Por isso, considere esses pontos:

1. O interesse consumidor nesta ação;
2. O destaque do Call to Action, se comparado aos demais elementos da página;
3. As cores da página e a cor do Call to Action;
4. A quantidade de Call to Actions para não confundir o consumidor;
5. O tamanho do botão.

Como tornar meus Call to Actions relevantes?

Tendo considerado esses pontos, vejamos como tornar seus Call to Actions mais eficientes, independente do contexto no qual ele está inserido, se dentro da sua loja virtual, em banners personalizados, em seus e-mails marketing, em suas mídias sociais ou em landing pages específicas:

Cumpra com o prometido no Call to Action. Se a mensagem do botão é “Clique aqui e descubra o segredo da receita”, a página seguinte deve apresentar ao usuário o segredo da receita, e não dicas de como deixar a receita mais saborosa, entende? Ou ainda: “Compre agora o Liquidificador Marca X por R$69,90”; mas quando o cliente clica o preço já não é mais o ofertado. O interesse do consumidor deve ser respeitado, por isso, não o iluda, mas ofereça tudo aquilo que prometeu.

Seja objetivo na mensagem. A ideia é que o consumidor aja, compre, se cadastre, etc. Portanto, no botão Call to Action, aposte em verbos no imperativo, pois isso incentivará o consumidor a executar a ação desejada. Priorize frases específicas, como: “Faça seu orçamento”, “Cadastre-se aqui”, “Compre agora”, “Veja mais”, “Concorra” e outras.

Facilite a vida do consumidor. Você fez tudo certo: planejou a página, preparou o Call to Action, aumentou o tamanho e o destaque do botão, contrastou-o com as demais cores da loja, adicionou uma mensagem direta, e o cliente clicou. Mas, ao clicar, ele preferiu desistir dessa ação. O que fazer? Facilitar a vida do cliente: se o cliente deseja voltar à página principal ou quer ver outro produto que está em outra categoria facilite essa transição. Dê sempre a opção de voltar à home ou escolher outras opções, sem stress.

Os botões Call to Actions são muito eficientes e resultam em bons retornos para a loja virtual, basta aplicá-los da maneira correta. Dessa forma, analise as dicas acima e considere a aplicação dessas chamadas em sua loja virtual e em suas estratégias de marketing.


Redação, Dotstore

Composta por profissionais antenados e inteirados sobre o e-commerce nacional, a Redação Dotstore busca sempre trazer à realidade do lojista o que há de mais novo no mercado, com dicas práticas e aplicáveis para o desenvolvimento e sucesso do seu negócio.

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