Email marketing e SMS: um duo de virtuoses

Email marketing e SMS: um duo de virtuoses

Dinamize

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Caro leitor, hoje você já deve ter acessado informações por, pelo menos, quatro telas diferentes: televisão, smartphone, tablet e computador.

Alguns, como eu, ainda as acessam por mais telas, como Apple watch e – coisas da modernidade – carro.
Nós, consumidores, somos multicanais há muito tempo. Mas, a maior mudança que essa característica traz no dia-a-dia começou na última década, com a crescente adoção dos smartphones. Com eles, além de multicanais, passamos a ter a convergência de várias mídias num só aparelho.

Como consumidores, recebemos os mais diferentes estímulos nos mais variados meios. Mas, poucas empresas conseguem organizar a comunicação multicanal de uma maneira inteligente e efetiva. Na verdade, antes da Internet, os profissionais de marketing tinham à disposição um sexteto de mídia:

  • Marketing direto
  • Telemarketing
  • Televisão
  • Rádio
  • Mídia impressa
  • Mídia exterior

Após a Internet, passamos a ter uma orquestra. E coordenar – literalmente – dezenas de instrumentos de mídia tornou-se um enorme desafio.

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NÃO ADIANTA ESTAR EM TODAS AS MÍDIAS POSSÍVEIS AO MESMO TEMPO SE VOCÊ NÃO CONSEGUE USÁ-LAS DE FORMA HARMÔNICA.

Melhor do que pecar pelo excesso, fazendo o uso de vários canais e correr o risco de ser inconveniente e/ou cair em contradição no seu próprio conteúdo, é escolher alguns poucos instrumentos que podemos executar com maestria.

E aí o email marketing e SMS combinados, coordenados e soando harmoniosamente é algo arrebatador em termos de resultado. Um duo que dá gosto de assistir tocando. Especialmente porque podem ser acessados pelas pessoas na palma da sua mão.

O email continua – e continuará por muito tempo – sendo a mídia de maior ROI na Internet.

Mas, mudou de perfil: atinge seu maior desempenho se usado no relacionamento com uma base de contatos engajada com a marca e, não mais para prospecção fria.

O SMS é a mídia que possui praticamente 100% de abertura. Assim, implementar réguas de relacionamento de email marketing e SMS baseadas no comportamento do consumidor em relação às newsletters recebidas e à navegação no site e usar o SMS para seu desfecho é uma quase certeza de conversão, seja ela a venda, inscrição para um evento ou audiência sobre determinado assunto.

O uso desse duo sempre fez sentido no papel. Mas tornou-se realidade ao ser viabilizado pela tecnologia. Plataformas de gestão de campanhas multicanais, que permitem gatilhos e outputs baseados em diversas mídias fazem o trabalho pesado e colocam em prática idéias das simples às mais mirabolantes.

Mas, o importante ao criar réguas de relacionamento e campanhas integradas de email marketing e SMS é pensar se elas fazem sentido para quem as recebe.

E não cair na tentação de fazer algo apenas porque a tecnologia permite, porém sem aderência com seu público. E, uma vez dominada a arte de fazer campanhas com esse duo de mídia, estará na hora de pensar em transformá-lo em um trio, quarteto, quinteto, ou no que sua imaginação – e capacidade operacional – permitir.


Rodrigo Almeida, Dinamize

Rodrigo de Almeida é Diretor Comercial da Dinamize e Diretor de E-mail Marketing da ABEMD, Associação Brasileira de Marketing Direto. Formado em Publicidade e Propaganda, possui MBA em Marketing pela ESPM e foi Superintendente Comercial da Televisão Cidade, Gerente Comercial do Ajato Empresas, da TVA, e Gerente Geral da Matrix Internet. É vice-presidente do Código de Autorregulamentação para a Prática do E-mail Marketing, representando a ABRADI – Associação Brasileira de Agências Digitais – e autor de artigos como Os 4Ps do E-mail Marketing, O Filho Bastardo das Mídias Digitais, O Multiplicador do E-mail Marketing, entre outros.

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