3 Estratégias fundamentais para manter clientes ativos

3 Estratégias fundamentais para manter clientes ativos

Conquistar um tráfego de qualidade para a loja virtual é um árduo trabalho, uma vez que é preciso filtrar quem são os verdadeiros interessados em nossos produtos e serviços e, então, focar toda a estratégia de marketing neles.

No entanto, mesmo com tantos esforços, muitos dos nossos potenciais consumidores ainda saem da loja sem converter. Uma pesquisa realizada pela Shopback afirma que até 98% dos consumidores saem do nosso e-commerce sem comprar nada. Isso mesmo, 98%! E, o que fazer com esse pessoal?

Confira, a seguir, dicas para otimizar o tráfego no seu e-commerce, reconquistando esses consumidores que entram, navegam, mas não concluem a negociação:

Estratégia de retenção. Quando o consumidor navega em sua loja virtual e, de repente, decide sair; qual a reação do seu e-commerce? Nenhuma? Então, esses clientes realmente não irão consumir. Já, se a reação da loja virtual é oferecer gatilhos do tipo: “Já vai? Deixe seu e-mail e acesse seu carrinho mais tarde”; ou ainda: “Não vá ainda, aproveite nosso cupom de desconto XXXX e ganhe 10% em sua compra”. Esses gatilhos são facilitadores de compra, que “saltam” na tela do consumidor o seu objetivo é clicar na aba e fechar a loja. O grande objetivo é reter o consumidor dentro da loja, dando-lhe motivos para comprar.

Estratégia de reengajamento. Conhecer o público consumidor é tarefa básica de qualquer e-commerce. Mas, e quando esse consumidor, que foi tão buscado pelas estratégias de marketing, sai da loja sem comprar, o que fazer? O primeiro passo, sem dúvida, é entender o motivo do abandono: por que o consumidor entrou, mas saiu da loja? O que o levou até lá, e o que o fez desistir? Nessa hora, vale um contato telefônico ou por mídias sociais para descobrir o motivo e, na sequência, promover soluções de compra através de um cupom de desconto, uma condição exclusiva, enfim, uma estratégia para que o cliente volte e finalize a negociação.

Estratégia de recaptura. Outra forma de fazer com que seus consumidores retornem ao seu e-commerce e finalizem as negociações que deixaram para trás, é através do retargeting por e-mail marketing. Essa estratégia visa apresentar ao potencial cliente os produtos que ele visualizou, ou mesmo que colocou no carrinho e dizer que os itens que ele se interessou, ainda estão disponíveis para a compra. Nesse caso, vale destacar uma promoção, uma condição exclusiva de pagamento, ou ainda um brinde, caso a negociação seja efetivada nas próximas horas, por exemplo.

O grande foco dessas ações é garantir que nossas estratégias de marketing não escorram por água abaixo, quando o consumidor vem até o e-commerce, mas desiste da negociação. Outro ponto, evidentemente, é ampliar a conversão de vendas! Segundo a Shopback, ao aplicar essas três estratégias, um total de 35% dos consumidores retornaram à sua loja virtual. Portanto, analise sua realidade e prepare seu e-commerce para reter, reengajar e recapturar clientes!


Redação, Dotstore

Composta por profissionais antenados e inteirados sobre o e-commerce nacional, a Redação Dotstore busca sempre trazer à realidade do lojista o que há de mais novo no mercado, com dicas práticas e aplicáveis para o desenvolvimento e sucesso do seu negócio.

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